quinta-feira, 26 de julho de 2018

Vida de Mãe é Fácil?


Dilemas de Mãe...


Outro dia me perguntaram: "Você já está trabalhando ou ainda está em casa?"
Respondi: "Sou só Mãe em período integral, mas trabalho pra caramba!"
O mais incrível para mim é que foi uma mulher quem me perguntou isso! Uma Mãe, embora suas filhas já sejam adultas.

Isso me fez refletir sobre o que essas pessoas pensam que uma Mãe faz em casa. Devem supor que passamos o dia na cama ou em frente à TV.

Confesso que às vezes eu até tento fazer isso porque tem dias que dá uma preguiça só de pensar em todas as tarefas a cumprir e no tempo, que parece correr como um maratonista!

Mas não é isso o que fazemos. Sinto desiludir aos desinformados(as), mas as mães não tem tempo pra ficar na cama.

Se algumas vezes(ou quase sempre) passamos o dia inteiro de pijama, é porque nós temos que vencer esse maratonista que nos tortura diariamente, seja por correr demais ou por nos dar alguma vantagem. Pois quando temos algum tempo sobrando não sabemos o que fazer com ele, de tão acostumadas a correr sem parar!

Mãe não tem férias (nem décimo terceiro!), não pode ficar doente, não assiste um filme completo sem interrupções, não toma banho direito, não aprecia o jantar como deveria, não pára quieta, parece que não se cansa nunca... Mas cansa.

E o cansaço acaba por perturbar essa relação tão especial que temos com os filhos, que são a causa e também o efeito de tudo isso.
Perdemos a paciência, ficamos bravas, gritamos, quando as crianças começam a querer atenção demais e apelam para as "briguinhas de irmãos" que são muito eficazes!

O nosso "cargo" de mãe não é fácil. Educar e entreter, corrigir sem traumatizar, amar sem mimar, alimentar de forma saudável sem privar os filhos de todos os prazeres da gula e dos sabores mais sedutores que nós mesmas, muitas vezes, não conseguimos resistir!

Mas não somos obrigadas a sermos perfeitas. Nos cobramos porque inconscientemente queremos nos comparar e nos sentir melhores.

Queremos ser a melhor Mãe. Mas isso existe?