quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Leia Para Uma Criança


“a literatura infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo” (Cagneti)

Criada em 2010, a iniciativa 'Leia Para Uma Criança' já distribuiu cerca de 51 milhões de livros infantis (entre eles 12 mil em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual). 

Apesar da participação de pais, mães e responsáveis ser fundamental no desenvolvimento das crianças, não é incomum encontrar pessoas que não sabem como estimulá-las. Por isso, o programa incentiva, por meio da leitura de histórias, a ampliação do repertório cultural das crianças e incentiva a convivência familiar e o fortalecimento de laços com os pequenos. 

Desde o nascimento, as crianças precisam de pessoas que leiam para elas para se familiarizarem com a linguagem. Os livros trazem muitos estímulos para o desenvolvimento, através dos personagens, emoções da história e ilustrações.

No Brasil, a Literatura Infantil chega com as adaptações de textos europeus e só a partir de 1922, Monteiro Lobato surge no universo das crianças; entre suas obras mais conhecidas estão: Sítio do Pica-Pau Amarelo, A chave do Tamanho, O Saci e As Fábulas do Marquês de Rabicó. 

Hoje a produção e acesso a literatura infantil tem se popularizado através de bibliotecas públicas, feiras de trocas de livros e iniciativas como esta, da Fundação Itaú.

Ler para uma criança estimula a aquisição de linguagem, ampliação de vocabulário, interpretação de texto, prazer na solitude e silêncio, tempo de qualidade entre adulto e criança, e um colinho gostoso (quem não gosta?).

Você pode fazer o pedido dos livros AQUI.

E em tempos de famílias conectadas o tempo todo e (infelizmente) crianças que já manipulam o celular desde muito cedo, há uma versão online, o KidsBook, onde você pode encontrar alguns títulos digitais para LER COM SUA CRIANÇA onde estiver, ao invés de deixá-la no looping infinito de vídeos do YouTube.

Boa leitura.

Nenhum comentário: