quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ser Criança é Natural

Ana é pedagoga, especialista em psicomotricidade e em Educação Lúdica.
Rita é bióloga e socióloga.

Do encontro entre estas duas pessoas nasce um projeto inspirador que tem frutificado por todo o nosso país: Ser Criança é Natural.

A criança nasce natureza. Manter o contato das crianças com a natureza desde o início de sua vida é dar-lhes o alimento de que necessitam para tornarem-se humanas numa velocidade mais natural, sem romper o vínculo com a natureza que nasce com ela e que a acompanhará durante toda sua vida até o seu final. Neste espaço as crianças tem disponível tudo que precisam para seu desenvolvimento integral. Diversas pesquisas apontam que crianças que tem em seu cotidiano espaço e tempo garantido para brincar livre e em contato com a natureza desenvolvem-se mais saudáveis, criativas, sensíveis.  (https://www.sercriancaenatural.com)

De forma resumida o trabalho delas consiste em incentivar e mostrar a pais e educadores o quanto o contato com a natureza beneficia o desenvolvimento infantil, tanto no âmbito da saúde, como das relações interpessoais e dos processos de desenvolvimento cognitivo, motor e psíquico.
Para isso elas promovem algumas ações:

- Caixas da Natureza: uma troca de caixas com itens da natureza colhidos por famílias de todo o Brasil. Uma espécie de amigo secreto que acontece 1 vez a cada estação do ano.

- Diálogos: rodas de conversa, formações, oficinas, cursos que tem pais e educadores como público alvo.

- Encontros: caminhadas para explorar, conhecer e se conectar a natureza seguindo o ritmo das crianças (Ser Bebê é Natural: para bebês de até 24 meses e suas famílias; Ser Crianças é Natural: para crianças de até 6 anos e suas famílias).

- Curso Virtual - Criança e Natureza: pensado para aproximar pais e educadores de vários lugares do Brasil, para trocas de experiências, com atividades práticas chamadas de 'Lições Fora de Casa', um tempo para sair com as crianças e praticar o que tem sido aprendido.

- Compartilha: Piquenique para se conectar e partilhar experiências.

Vale a pena visitar o site do projeto. Tem muito material bacana no blog e a agenda com as próximas atividades.

Eu, particularmente, gosto muito do Instagram delas (@sercriancaenatural) porque lá encontramos sugestões de livros infantis sobre a natureza através da hashtag #bibliotecadafloresta . Mas, minha favorita ainda é a #experienciaSCN onde são propostas atividades a serem realizadas no decorrer da semana. Coisas simples como: observar diferentes tamanhos de folhas, seguir o caminho das formigas, tomar um chá. Delicadezas do dia a dia que trazem poesia a infância e (ainda mais) a vida adulta. 

Um projeto sensível que vem resgatar a nossa conexão com a mãe natureza, com nossos filhos, com nossa criança interior.

Sementes de ipê roxo colhidas para uma das experiências semanais proposta no Instagram @sercriancaenatural



quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Lembrança para o Dia dos Professores

Eu gosto MUITO de presentear as pessoas. MUITO mesmo! 
E este ano não poderia deixar passar batido o Dia dos Professores. 
(Ano passado não presenteamos as professoras de Zoé porque Zion tinha nascido e estava tudo uma loucura).

A ideia é fazer com a criança, incentivar o trabalho manual, liberdade artística, autonomia, o prazer de alegrar o outro.

Enfim, fizemos marca páginas para toda a equipe do CEI em que Zoé estuda (desde professores até quem cuida da limpeza e organização do espaço).
Desenhamos o contorno da mão dela em cartolina colorida e recortei. Escreví 'Obrigada por marcar minha vida!' e ela decorou como quis: carimbos, adesivos, desenhos. 

Também fiz um bolo de banana com maçã e canela. Cortei em quadrados e coloquei um pedaço em cada saquinho. 

A receita é essa aqui: 

Pique e reserve 1 maçã e 2 bananas.

Numa tigela misture:

- 1 maçã descascada e ralada
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara de açúcar;
- 1/2 xícara de óleo vegetal;
- 2 xícaras de água (ou leite vegetal a sua escolha);
- 1 colher de chá de canela em pó;
- essência de baunilha (opcional);
- 1 colher de sopa de fermento.

Coloque a massa numa forma previamente untada. 
Jogue as frutas picadas e polvilhe com canela.
Leve ao forno pré aquecido e deixe assar por, aproximadamente, 40 minutos.

Espero que gostem! 

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Tênis de Bexiga

Crianças são engraçadas. Ainda estão desenvolvendo coordenação motora, noção espacial e se movimentam de forma desengonçada. 

Dei muitas risadas durante este jogo com Zoé. 

Mas antes do jogo propriamente dito, confeccionamos nossas 'raquetes' (sempre com material que eu já tinha em casa).

- 2 pratos descartáveis de papel (que sobraram do chá de bebê de Zoé!!!);
- giz de cera;
- palitos de madeira (hashi) 
- durex;
- bexiga.

Cada uma de nós customizou sua própria raquete e depois grudamos os palitos com durex.

Zion também customizou a própria raquete



Enchemos a bexiga e pronto, foi só diversão durante o jogo de tênis mais desengonçado da história.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Botões no cofrinho

Brincadeira super simples e muito querida por aqui.
Usei materiais que eu já tinha em casa:

- 1 cofrinho;
- botões coloridos (de um colar que quebrou);
- pote para guardar os botões depois da atividade.

Apesar das peças pequenas, esse 'jogo' fica a disposição das crianças. Zoé (4 anos) já sabe abrir o potinho onde os botões são guardados e Zion (desde os 9 meses) me entrega o pote para eu abrir quando ele quer brincar (não coloca mais os botões na boca).

Este jogo estimula o movimento de pinça, coordenação motora e ainda tem a questão sensorial (o prazer de ouvir o som que o botão faz ao cair dentro do cofre).

domingo, 14 de outubro de 2018

Enigmas da Vida

Diversos questionamentos rondam minha mente.
Desde 'o que fazer para o almoço?' até 'será que minha missão nessa vida é ser mãe?'
Bem assim mesmo. Na minha cabeça todas as questões corriqueiras estão 'no mesmo balaio' que dúvidas existenciais. E quando trata-se de maternidade, dúvida é o que temos de sobra. 

Não preciso fazer uma lista dos questionamentos, eles estão aí na sua cabeça também, eu sei que você carrega consigo um bocado de perguntas sem respostas.

Contei pro Alexandre que estou passando (novamente) por um período de (depressão e ansiedade) dúvidas, questionamentos e que talvez eu esteja fazendo as 'perguntas erradas'. Ele sorriu de forma acolhedora e me mandou procurar 'A Esfinge' de Laerte







Muitas vezes quando finalmente a pergunta certa é feita, já não importa a resposta...

O que te consome?

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Tudo passa...

Folhas de eucalipto, pinha e amoras
Zoé está interessada por Botânica.
Caminha pelas ruas com os olhos bem atentos, observando as árvores, perguntando o nome de cada uma, reconhece algumas espécies e as vezes conversa com elas:

- Bom dia, Dona Árvore!

- Oi, Dona Árvore, que folhas bonitas você tem. Logo vai chegar o Inverno e você vai ficar pelada! (gargalhadas).

- Olha que Coqueiro Maluquinho!

- A primavera chegou, acorda Dona Flor!

Recentemente, ao pegá-la na escola, ela veio recolhendo diversas folhas, flores e frutas. Acabou que o trajeto de volta para casa levou 1 hora. 
Foi divertido. Foi sensível e enriquecedor. 
Foi uma viagem no tempo...

A exatamente 1 ano atrás, o trajeto da escola pra casa também levava 1 hora. 
Não era porque brincávamos e contemplávamos a natureza. 
Era porque Zoé começou a apresentar episódios de ansiedade e regressão de marcos de desenvolvimento. Ela ainda não falava e as tentativas de nos comunicar eram caóticas. 
Por vezes ela travava, não andava mais. Na época eu já estava com um barrigão gigantesco e não conseguia carregá-la no colo. Sem entender o conflito que ela enfrentava, sem saber como ajudar, sentava na calçada e esperava. Esperava ela se acalmar. Esperava conseguir entender o que se passava.
Foram dias extremamente difíceis. Dias que eu chegava em casa e me trancava no banheiro para chorar. Tempos de caos que pareciam não ter fim. Foram dias em que identificamos diversas características do TEA nela e procuramos ajuda profissional. Dias que passaram, e se alguém me dissesse que passariam eu não acreditaria.
Os dias passaram as custas de terapias, estudo, adaptação, adequação de rotina, companheirismo, choro. Mas passaram.

Veja bem a esperança que carrego comigo. Meus olhos e ouvidos presenciam o milagre da perseverança. Hoje essa 1 hora de percurso foi tranquila, ouvindo a voz de uma menina que a 1 ano atrás não falava.

Engrosso o caldo dos que resistem diante dos dilemas políticos e das incertezas que nos rondam. Resistimos diante do facismo e da opressão. Eles passarão. (Eu passarinho...)

Sobre Zoé, os dias de passeios e conversas amenas com árvores também passarão. Mas ainda não...

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Leia Para Uma Criança


“a literatura infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo” (Cagneti)

Criada em 2010, a iniciativa 'Leia Para Uma Criança' já distribuiu cerca de 51 milhões de livros infantis (entre eles 12 mil em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual). 

Apesar da participação de pais, mães e responsáveis ser fundamental no desenvolvimento das crianças, não é incomum encontrar pessoas que não sabem como estimulá-las. Por isso, o programa incentiva, por meio da leitura de histórias, a ampliação do repertório cultural das crianças e incentiva a convivência familiar e o fortalecimento de laços com os pequenos. 

Desde o nascimento, as crianças precisam de pessoas que leiam para elas para se familiarizarem com a linguagem. Os livros trazem muitos estímulos para o desenvolvimento, através dos personagens, emoções da história e ilustrações.

No Brasil, a Literatura Infantil chega com as adaptações de textos europeus e só a partir de 1922, Monteiro Lobato surge no universo das crianças; entre suas obras mais conhecidas estão: Sítio do Pica-Pau Amarelo, A chave do Tamanho, O Saci e As Fábulas do Marquês de Rabicó. 

Hoje a produção e acesso a literatura infantil tem se popularizado através de bibliotecas públicas, feiras de trocas de livros e iniciativas como esta, da Fundação Itaú.

Ler para uma criança estimula a aquisição de linguagem, ampliação de vocabulário, interpretação de texto, prazer na solitude e silêncio, tempo de qualidade entre adulto e criança, e um colinho gostoso (quem não gosta?).

Você pode fazer o pedido dos livros AQUI.

E em tempos de famílias conectadas o tempo todo e (infelizmente) crianças que já manipulam o celular desde muito cedo, há uma versão online, o KidsBook, onde você pode encontrar alguns títulos digitais para LER COM SUA CRIANÇA onde estiver, ao invés de deixá-la no looping infinito de vídeos do YouTube.

Boa leitura.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

A Caixa Mágica

Já começo dizendo que é apenas uma caixa de papelão. A mágica está no olhar das crianças.

Carimbos, giz de cera, hidrocor e eles passaram a manhã INTEIRA confeccionando um carro.

É simples. 
É divertido. 
É deixar a criatividade fluir. 
É uma deliciosa lembrança destes pequenos. 


A vantagem é que dá pra desmontar, guardar atrás do sofá e resgatar a brincadeira de tempos em tempos. É sempre uma diversão ver o rostinho de Zoé falando que vai participar de uma corrida de carros.

Dê uma caixa na mão da tua criança e observe a mágica acontecer.

sábado, 6 de outubro de 2018

Indicação de livro infantil: A Primavera da Lagarta




A duas semanas teve início a primavera. 
Por aqui foi muito esperada e celebrada. Como que por 'acaso' encontrei este livro e trouxe, certa de que seria sucesso. E foi.

De forma bem humorada, Ruth Rocha, apresenta diversos insetos que moram na floresta e estão caçando a lagarta, feiosa e comilona. 
Marilda Castanha ilustra o livro com muitas cores, dignas de primavera.

A história ensina sobre a beleza presente nos ciclos da vida e paciência.
Vale a leitura.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Celebrando a Primavera

Crianças naturalmente gostam (e precisam) de ordem, rotina.
Por aqui notamos que por mais organizada que fosse a rotina diária de Zoé, a incerteza quanto ao tempo (dias, semanas, meses) a deixava ansiosa.
A previsibilidade gera um imenso conforto para a criança, pois possibilita a sensação de certeza e a sensação de domínio sobre a vida e o mundo, que é muito importante para o desenvolvimento da personalidade, especialmente no que diz respeito à auto-estima e auto-confiança. (Ordem em Família III: Rotina e Ritual - Lar Montessori)
Pensando em oferecer segurança e previsibilidade, confeccionei um calendário mensal, onde Zoé pode acompanhar as atividades (balé, terapias, passeios) e os eventos naturais (mudanças de estação, fases da lua). 

Aproveitei o interesse dela por árvores, folhas e flores e conversamos sobre a chegada da Primavera e como isso afetaria o clima, os ciclos das plantas e de alguns animais. 

Saímos para um passeio (eu, ela e Zion) no sábado pela manhã. Caminhamos pelo bairro observando as árvores, colhendo folhas e flores caídas, conversando sobre cores das flores, espécies diferentes e formatos das folhas. Foi um tempo muito gostoso.
Em casa pegamos um pedaço de contact transparente e colamos o que colhemos. Depois colamos o contact na janela do quarto deles. 
Fizemos nosso vitral de primavera. 
Foi sucesso e ela mostra pra todos que vem nos visitar, explicando o nome de cada espécie alí representada.




Os ciclos da natureza também influenciam diretamente os nossos ciclos pessoais e internos. 

Desejo sensibilidade no olhar dos meus filhos, para valorizar a chegada da primavera e para reconhecer o florescer deles a cada novo dia primaveril.